Oficinas do Abayomi na UFSC – vídeo da quinta temporada!!

Por | 28 de agosto de 2013 às 12:10 | Sem Comentários | Oficinas UFSC, Pesquisa

O Abayomi realiza seus encontros na Universidade Federal de Santa Catarina desde 2009, em oficinas abertas com apoio do Diretório Central dos Estudantes. Tem na direção artística Simone Fortes e Erik Djikstra, cuja parceria vem do início dos grupos de maracatu de Florianópolis em 2002.

Abayomi na I SAPo

O grupo Abayomi  pesquisa dança e música de matriz africana e afro-brasileira, em especial a cultura Mandeng, presente na Guiné, Mali, Costa do Marfim, Senegal e outros países do oeste africano. A partir de oficinas de estudo, constitui um grupo artístico focado no trânsito entre culturas, na reinterpretação e na incorporação de novos conteúdos como ritmos afro-brasileiros, instrumentos musicais étnicos e dança contemporânea. A apresentação do grupo é dividida entre movimentos coreográficos e a dança em roda, onde o músico e a dançarina experimentam a liberdade da criação no improviso, num convite à interação e experimentação com o público.

No vídeo, um registro da aula de encerramento do primeiro semestre.

A dança é vigorosa e intensa. A música é marcada pela presença do Djembê, tambor tradicional em forma de cálice.  O encontro dos corpos e tambores evoca a alegria de viver, a espontaneidade, a simplicidade, o estado de presença. As atividades do grupo consistem em aulas de dança e percussão, criação e ensaio de coreografias e repertório musical, apresentações em espaços públicos, teatros e eventos.

Fotos e imagens: Nó Cultural

Edição: Bettina D’avila

 

Comentários

© 2014 Abayomi. Todos os direitos reservados.