II Stagecamp Africa Raíces – encontro sulamericano de dança e percussão da Guiné em Florianópolis

Por | 10 de março de 2014 às 13:36 | Sem Comentários | Eventos, Pesquisa | Tags: , , , , , , , ,

II Stagecamp em Florianópolis

Muitos dununs, muitos sotaques, muitas pessoas. Contei 35 djembês, um número talvez visto antes nas rodas de Iemanjá na Galheta da Neguinha e do Nícolas. Muito djembê!

Primeira parceria entre a produtora Africa Raíces e o grupo Abayomi, realizamos nos dias 1 a 8 de fevereiro o II Stagecamp Africa Raíces.

Foram 7 dias de confraternização e vida comunitária consagrados ao estudo da arte Malinkê da Guiné com os mestres Babara Bangoura, Djanko Camara e Maimouna Bangoura.

II Stagecamp Africa Raíces – Vídeos de Bianco Angelo

Dunundance com Djanko Camara

As mulheres mostraram sua força e predominaram em todas as oficinas de dança, percussão e dunundance. O evento aconteceu no Camping do Rio Vermelho, em meio a natureza. Tivemos a semana mais quente das últimas décadas em Santa Catarina, por sorte estávamos a 5 minutos do mar gelado.

Stagecamp - Camping do Rio Vermelho / Florianópolis

Durante a noite aconteceram apresentações de grupos culturais locais. O grupo Angoleiro Sim Sinhô trouxe a roda de capoeira e o samba, com a participação surpresa do mestre Tião Carvalho, e o Grupo Arrasta-Ilha trazendo o maracatu de baque virado.

Angolero Sim Sinhô e Arrasta Ilha na programação cultural do II Stagecamp

A passagem dos mestres africanos deixou muitos ensinamentos além do virtuosismo técnico: lições de vida, filosofia humanitária, riqueza cultural tanto no sentido de erudição quanto de atitude diante do mundo. Uma mensagem muito positiva que alimentou os corações e mentes presentes, deixando a chama acesa para realizarmos muito mais!

Encontro Sulamericano de Dança Afro e Djembê II Stagecamp

Comentários

© 2014 Abayomi. Todos os direitos reservados.