Florianópolis e a Cultura Negra

Por | 29 de outubro de 2015 às 13:22 | Sem Comentários | Eventos, Pesquisa | Tags: ,

Na última sexta-feira, dia 23/10, o Fórum Setorial Permanente de Cultura Negra de Florianópolis realizou o 1º Tecendo na Tela, evento que exibiu produções audiovisuais com a temática da cultura negra na Ilha de Santa Catarina. Além da exibição de três filmes, o evento também proporcionou uma roda de conversa com todos os presentes. Confira o evento aqui.

O primeiro material a ser exibido foi “O Cidadão Invisível”, de Alexandra Alencar (2006). Este documentário foi o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Alexandra, dentro do Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Sua abordagem principal é a presença de negros no sul do Brasil.



Logo após, exibiu-se o mini-documentário do Coletivo Abayomi chamado “Corpo em Trânsito”, produzido pelo Nó Cultural (2012). Este filme foi um dos produtos finais do trabalho de intervenção urbana, entitulado “Corpo em Trânsito” realizado pelo Abayomi em 2012, através de um edital do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. O documentário apresenta entrevistas com Simone Fortes e Erik Dijkstra acerca do conceito e execução do projeto, bem como os registros das apresentações do grupo que tomaram conta de diferentes espaços urbanos da cidade.



A última exibição da noite foi do documentário “Ilha dos Orixás”, de Alexandra Alencar, Bruno Moreschi, Maykon Oliveira, Renan Xavier e Willian Vieira (2004). Esta Grande-Reportagem foi produzida para o curso de Jornalismo da UFSC cuja a abordagem é a presença dos terreiros de Umbanda na cidade de Florianópolis.

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

Parte 4:


O Fórum Setorial de Cultura Negra é um coletivo de artistas negros e pessoas que trabalham com a cultura negra em Florianópolis que visam ações em pró das políticas públicas culturais. Para saber mais sobre o coletivo, visite a página no Facebook.

E para saber mais sobre os Fóruns Setoriais Permanentes de Florianópolis, clique aqui.

Comentários

© 2014 Abayomi. Todos os direitos reservados.