Abayomi na Virada Cultural SP 2013

Por | 29 de maio de 2013 às 15:35 | Um Comentário | Apresentações | Tags:

No dia 17 de maio, o Abayomi embarcou em um ônibus rumo à sua primeira apresentação fora do estado. Destino: Babilônia – o maior evento de cultura da América do Sul, a Virada Cultural em São Paulo.

Minutos antes

A Virada Cultural ocorre desde 2004 e reúne centenas de atrações gratuitas em 24 horas de programação. A cada ano, cerca de 3 milhões de pessoas circulam pelas ruas do centro da cidade para assistir música, teatro, dança, intervenções e várias formas de manifestações artísticas. (Fonte: http://vejasp.abril.com.br/materia/virada-cultural-2013 )

O Abayomi apresentou-se no domingo às 17h30 na Praça das Artes – Anhangabaú, encerrando o Palco da Dança, onde apresentaram-se grupos de diversos gêneros, entre eles a Escola de Ballet de São Paulo.

Concentração

Elevador

Iniciamos nossa performance com uma grande intervenção no chão, misturando dança, tambores e metais junto ao grupo paulista “Jam Diáspora”.

Abayomi e Jam Diáspora

Saindo do saguão do Conservatório de Música nos despedimos da jam session afro-contemporânea de maneira orgânica, da qual o outro grupo se afastou dando rumo ao seu cortejo pelas ruas da cidade enquanto seguíamos em direção ao Palco das Artes.

Evocamos alegria e amor em SP.

Abayomi no palco

Abayomi no palco

No encerramento com o ritmo “Dja” descemos novamente para o chão para um improviso final. O público entrou na roda com bastante vibração, encerrando com o retorno dos integrantes do grupo Jam Diáspora, que apareceram numa intervenção com saxofone e a linda presença da bailarina Luciane Ramos Silva (Luli) botando pra quebrar na roda de improviso.

Roda final com Jam Diáspora

Roda final com Jam Diáspora

Vale relatar que este foi um momento muito importante para todos os artistas, produtores e diretores do grupo Abayomi, resultado do trabalho e carinho que a nossa família vem dedicando esses anos todos. Este evento foi um marco para compreender novos caminhos e possibilidades para o futuro do grupo, que a cada dia cresce fortalecido na alegria do convívio e no prazer de fazer aquilo que gostamos.

Agradecemos novamente ao coletivo Nó Cultural pela cobertura. Em breve, a galeria completa com registro audiovisual.

Abayomi

 

Um comentário

  1. Susana Yamauchi (4 anos atrás)

    Caríssimos Abayomis,

    Foi um grande prazer tê-los aquí na Virada Cultural Municipal de São Paulo e espero que esta seja a primeira de muitas visitas à Sampa. Fiquei um pouco apreensiva com o retorno de vcs à Florianópolis mas pelo visto deu tudo certo. A Virada é um evento ousado e intenso e neste ano em especial, a violência na cidade aumentou. Uma pena. As autoridades estão tomando providências para domingo com a Parada Gay, que é outro grande evento no calendário da cidade.
    Mas o que eu gostaria de dizer é que adorei e muitas pessoas amaram e vieram comentar a apresentação. Foi uma explosão de energia e cultura afro! Obrigada a todos.

Comentários

© 2014 Abayomi. Todos os direitos reservados.