Abayomi na I Semana de Arte Popular

Por | 12 de abril de 2013 às 11:10 | Sem Comentários | Apresentações, Oficinas UFSC | Tags: ,

Na semana passada, no dia 2 de abril, o Abayomi abriu a Mostra de Dança da I Semana de Arte Popular promovida pelo DCE – UFSC e o CEART – UDESC, no auditório do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal. A proposta do evento era mostrar as diversas produções artístico-culturais que acontecem na universidade e em seu entorno e com isso o evento reuniu uma gama de diferentes atividades ao longo da semana dentro da UFSC e da UDESC.

Abayomi na I SAPo

Abayomi na I SAPo

Para a Mostra de Dança, o Abayomi realizou uma performance agregando também os alunos das suas oficinas regulares de dança afro. Foi uma oportunidade de mostrar ao público um pouco do trabalho que realizamos nos nossos encontros semanais, como parte de coletivo de Oficinas do DCE – UFSC, e também de proporcionar para muitos dos alunos a experiência de se estar pela primeira vez em cima de um palco, participando e contribuindo com uma performance que já é fruto de um longo trabalho de pesquisa por parte dos diretores artísticos do Abayomi.

Este evento, no entanto, foi uma boa oportunidade para se questionar a produção de arte e cultura dentro da universidade. O atual coletivo de oficinas do Diretório Central dos Estudantes da UFSC surgiu em 2009, através de um edital aberto pela então gestão “Boas Novas”, e se  mantém até os dias atuais de maneira independente. Mesmo há 4 anos realizando as atividades de maneira regular e com o corpo de participantes aumentando cada vez mais, nem o Abayomi nem nenhuma outra oficina possui respaldo dentro da UFSC, isto é, não existe nenhuma jurisdição ou vínculo oficial que nos legitimiza dentro da universidade.

Abayomi na I SAPo

Um evento como a Semana de Arte Popular é importantíssimo, como afirmou o Erik durante a perfomance do grupo, no entanto a arte e a cultura se faz no dia-a-dia. Esperamos que possamos seguir com o nosso trabalho, sensibilizando as pessoas e o seu cotidiano e despertando novos saberes e vivências através da música e da dança.

Para ver o ensaio de fotos completo realizado pelo Nó Cultural, clique aqui.

Comentários

© 2014 Abayomi. Todos os direitos reservados.